Uma segunda versão, defendida por Luís da Câmara Cascudo, diz que a palavra vem da abreviatura do termo africano forrobodó, que significaria festa, bagunça.
As palavras forrobodó e forrobodança foram bastante usadas pela imprensa do Recife, na segunda metade do século XIX. Segundo Pereira da Costa, no seu Vocabulário pernambucano, significa "divertimento, pagodeira, festança".
No início, o termo designava apenas a festa e o local onde se realizava, passando depois a significar também o gênero musical e a dança. No forró existe lugar para todos os ritmos rurais do Nordeste e outras regiões como o baião, oxote, o xaxado, o côco, a quadrilha junina, o samba rural, amazurca, a rancheira.
Nasceu no Nordeste e foi levado para o Sul do país pelo cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, no final da década de 1940. Explorando o linguajar regional e a arte do povo nordestino, tornou o Nordeste conhecido em todo o Brasil, chamando a atenção para seus problemas e despertando o interesse por suas tradições.
O forró passou a ser um gênero típico dos festejos do ciclo junino, mas é dançado em todas as épocas do ano.
Os instrumentos utilizados no forró tradicional, chamado "forró pé-de-serra", são a sanfona, cujo teclado é percorrido inteiramente, o pandeiro e o triângulo.
A dança é formada por casais, que dançam "colados", fazendo também alguns movimentos separados, com grande molejo no corpo.
Hoje, o forró é um ritmo conhecido e apreciado em todo o país, divulgado por artistas nordestinos de sucesso como Alceu Valença e Elba Ramalho, entre outros.
Na década de 1990, o ritmo e a dança foram muito influenciados pela lambada, surgindo o que é conhecido como olambaforró.
Durante os festejos juninos, as cidades de Caruaru, em Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba, organizam mega forrós e "brigam" para ver quem faz o "melhor forró do Brasil" divulgando-se como "a capital do forró".
fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo @edisonmariotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.