Ouça o texto

quinta-feira, 17 de março de 2016

Arcos do Bexiga em 1914, antes dos casarões, demolidos em 1978


O Muro dos Arcos

imagem fonte: Memórias Paulistanas

O jornalismo francês chama de fait divers, fato diferente, algo curioso ou valioso que está sempre à vista de muita gente mas passa despercebido. Seria esse o caso dos Arcos da rua Jandaia, no Bixiga?  A monumental obra, localizada na rua Jandaia, sobre a av. 23 de Maio, é tombada pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico como preservação integral. 

Foi descoberta quando a Prefeitura demoliu as edificações que a cobriam. Supõe-se que os Arcos tenham sido construídos no século 19, para proteção das enchentes. Bonitos, não? Entre os motoristas daquele emaranhado de veículos enlouquecidos que voam diariamente pelo asfalto da Radial Leste, sobre o Viaduto Jaceguai, quantos contemplam, por alguns instantes pelo menos, esse fato diferente?

 

 fonte:Centro de Memória do Bixiga - código CMB.AV.F.530001
acervo - @ edisonmariotti






 fonte memorias paulistana
Antonio Marcos Rudolf

 
Vemos João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa, posando na Rua da Assembleia. Em 1987, há 30 anos, portanto, durante a administração do então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, todas essas construções que se encontram no lado direito foram destruídas e embaixo delas foram descobertos os famosos Arcos do Jânio, e essa rua virou uma ligação, uma passagem da alça de acesso entre a Avenida 23 de maio com a ligação leste-oeste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.