Ouça o texto

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Walter Taverna e o aniversário do Bixiga: FORUM SOBRE HISTÓRIA DO BIXIGA EM 2006.

História do novo bairro do Bixiga, do antigo bairro do Bexiga e da Chácara do Bexiga

Pesquisas feitas por Egydio Coelho da Silva 
]e Walter Taverna

-------------
pergunta:
Primeiro de tudo quero parabenizar esse seu site esclarecendo e defendendo sua tese a respeito do Bairro Bixiga. Em seguida sou aluno universitário da Faculdade Oswaldo Cruz, curso de Comunicação Social cursando Rádio e Tv. Estou precisando montar um jornal com informações a respeito dos italianos no bairro do Bixiga. A pergunta, será que   o Sr. teria algumas informações para poder pesquisar, como pontos de referencia do Bairro do Bixiga.
Desde já agradeço. Abraços. Thiago Ficz.

-------------
resposta:
Caro Thiago:
Sugiro você entrevistar Walter Taverna, da Cantina da "Concheta", na Av.Rui Barbosa, quase esquina da Rua Carrão, o Júlio da Cantina do Júlio e os organizadores da Festa de N. S. Aquiropita, na Paróquia que fica na Rua 13 de maio. Também o Museu do Bixiga, que fica na Rua dos Ingleses. Abçs. Egydio Coelho da Silva


-------------
pergunta:
Caro Egydio:
Vc teria mais informações sobre a Vila Itororó?
Se a pergunta for afirmativa, poderia me ceder?
No aguardo de uma resposta, agradeço antecipadamente.

-------------
resposta:
Cara Dora:
As informações recentes sobre a Vila Itororó se encontram em nossa página História do Bixiga e de São Paulo antigo cujo texto vai abaixo. Estou encaminhando este texto também para o Haroldo Lago, supervisor de redação do Jornal da Bela Vista, sugerindo que faça matéria a respeito da promessa do ex-prefeito José Serra de recuperar a Vila Itororó.
Abçs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva


-------------
pergunta:
25 SETEMBRO DE  2006
Muito interessante as informações aqui registradas sobre o bairro do Bixiga, estou efetuando um inventário sobre o bairro, pois sou estudante de turismo e através das informações aqui disponibilizadas, facilitou meu entendimento, embora ainda sim, não sabendo ao certo a dimensão concreta do bairro, Desde já muito grato!

-------------
resposta:
Caro Fábio:
O Bixiga é um bairro, fica dentro do sub-distrito da Bela Vista. Veja o mapa e maiores explicações na página.

Abçs. e grato pela participação. Egydio Coelho da Silva


-------------
pergunta:
Sou funcionário da TV Globo SP.
Estou fazendo um levantamento das datas de aniversário dos bairros de maior expressividade de São Paulo para prestar homenagem no ano que vem, mas estou com dificuldade em saber quantos anos o bairro do Bixiga tem. Sei que a data de comemoração é 01 de outubro (me corrija se estiver errado), mas não tenho a "certeza" de quantos anos faz.
Você pode me ajudar?


-------------
resposta:
Caro Ednílson:

Conforme pesquisa que fiz, a data de fundação do Bixiga, inclusive legal, pois há lei municipal que consolida a data, é primeiro de outubro de 1.878, quando D. Pedro II, lançou a pedra fundamental de um hospital, inaugurando inclusive o loteamento de parte da antiga Chácara do Bexiga. Portanto, este ano completou 128 anos. No ano que vem, 2007, completará 129 anos. Abs.  Egydio Coelho da Silva



-------------
pergunta:
Egydio, 
Eu nasci na Vila Itororó, em 1946. Na verdade fui concebido, mas o parto foi no Hospital Cruz Azul (Cambuci-Lins de Vasconcelos). Os meus pais casaram em 1943 e viveram lá até 1947-8. Depois viemos para o Itaim Bibi, ou seja, descemos o Caminho para Sto Amaro (Brig L. Antônio). Eles, Oreste e Benedita, se casaram na Igreja do Carmo (Martiniano de Carvalho). Minha mãe foi costureira no conventos dos Carmelitas e eu estudei no Colégio Sto Alberto - de 1955 a 58, acredito. embora já morasse no I. Bibi. Agora sou biólogo e especialista em águas, acho que é porque fui concebido a BEIRA DE UMA NASCENTE - RIACHO ITORORÓ, A (1ª PISCINA PARTICULAR E NO 1º CONDOMÍNIO PARTICULAR DE SP. Me escreva.


-------------
resposta:
Caro Helcias,
Você é uma pessoa, que deve ter muitas histórias para contar e saber muito sobre o Bixiga, Liberdade e Vila itororó. Gostaria de saber sua opinião: a Vila Itororó fica na Liberdade ou no Bixiga. Armandinho me dizia sempre que a Vila Itororó era da Liberdade e, inclusive, havia muita rixa entre os times de futebol do Bixiga e o Éden Liberdade, cuja sede até pouco tempo - não se é ainda - ficava na própria Vila Itororó e até a famosa "primeira piscina particular de São Paulo" passou a ser de uso exclusivo de seus associados. É verdade? Grato pela sua participação e abraços. Egydio Coelho da Silva




-------------
pergunta:
Egidio,
No histórico do Bixiga, sugiro, incluir seu conteúdo cultural, que sem duvida influencia ate hoje a cultura nacional, um bairro culto com fortes raízes popular. Quantos artistas passaram pelo bairro, em seus teatro, seus músicos, artistas plásticos, arte popular escola da Samba, futebol varzeano, o Bixiga e um patrimônio nacional. Hoje o bairro que tem mais teatro, gastronomia. Ação comunitária, recentemente passando pelo bairro finque feliz em ver uma academia de esporte em baixo de um viaduto neste mesmo lugar ensaio de um grupo folclore maravilhoso. Consta que as primeiras reuniões dos modernistas foi no bairro do Bixiga. 

Não sei se porque sou paulistano, nascido na Bela Vista a dois quarteirões do Bixiga, me orgulho do bairro. Gostaria e me ponho a disposição para incluir no fórum de pesquisa, a importância do bairro com um todo e sua divulgação, o Bixiga não e so pizza que avuava mais e pizza que avuava também. Douglas Maricato

-------------
resposta:
...


fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo @edisonmariotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.