Ouça o texto

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Walter Taverna e o aniversário do Bixiga: Homenagem a Sodepro (Sociedade de Defesa das Tradições do Bixiga) de Walter Taverna.

A comemoração oficial corresponde à inauguração do primeiro lote, em 1º de outubro de 1878, na Chácara do Bexiga.

Personalidades do Bixiga são homenageadas na Câmara 

Walter Taverna e o Candinho Neto, presidente do Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Banda do Candinho&Mulatas, foi um dos homenageados Foto: André Bueno / CMSP 

Comerciantes, instituições, artistas e moradores ilustres do Bixiga foram homenageados em uma sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (5/10), na Câmara Municipal, em comemoração aos 137 anos de fundação do bairro da região central da cidade de São Paulo. 

“O Bixiga é um bairro que realmente merece ser homenageado aqui na Câmara, é um bairro representativo. São convidados especiais que homenageamos hoje para comemorar esse grande bairro. É uma honra pra mim, como vereadora e vice-presidente da Câmara, receber os moradores e os apaixonados pelo bairro”, afirmou a proponente da solenidade, vereadora Edir Sales (PSD). 

A solenidade faz parte do IX Festival Oficial de Aniversário do Bixiga, que é realizado anualmente durante todo mês de outubro. A comemoração oficial corresponde à inauguração do primeiro lote, em 1º de outubro de 1878, na Chácara do Bexiga. 

O idealizador do Festival e presidente do Grec (Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Banda do Candinho&Mulatas), Candinho Neto, ressaltou a importância de celebrar a riqueza histórica e cultural do bairro. “Os primeiro moradores foram os negros dos quilombos, depois vieram os italianos trazendo sua cultura, e mais recentemente os nordestinos, que vem se instalando em busca de trabalho. Esses povos construíram e constroem a historia do Bixiga. Nada mais justo que comemorar este aniversário com um festival que traz o que o bairro tem de melhor”, disse. 

Foram entregues 15 placas comemorativas, entre elas uma homenagem a Sodepro (Sociedade de Defesa das Tradições do Bixiga), presidida pelo empresário e dono de umas das principais cantinas tradicionais no bairro, Walter Taverna. “Lutamos em defesa do bairro, conquistamos o tombamento de patrimônio histórico cultural em 2002, o que foi muito importante para um bairro de tradições, que recebeu tanta gente ilustre, como Adoniram Barbosa, Clementina de Jesus e Nelson do Cavaquinho”, afirmou orgulhoso. 

O presidente da UGT (União Geral Dos Trabalhadores), Ricardo Patah, agradeceu a homenagem à instituição, que também foi homenageada.“A instituição com dirigentes importantes, quadros dos mais relevantes do mundo sindical e social, se sente muito gratificada com essa homenagem vinda da Casa das Leis de São Paulo, da vereadora Edir Sales, e com o querido Candinho, que uma das personalidades que dá alma ao Bixiga”, agradeceu. 

A sessão também homenageou a Escola de Samba Vai-Vai e o os organizadores da Festa de Nossa Senhora Achiropita, uma das festas italianas mais tradicionais de São Paulo. A sessão foi acompanhada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB).


fonte: Centro de Memória do Bixiga acervo @edisonmariotti
fonte: http://www.camara.sp.gov.br/blog/personalidades-do-bixiga-sao-homenageadas-na-camara/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.