Ouça o texto

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Heróis paulistas lutam por símbolo da Revolução de 32. - Jornal da Tarde 2002.

Ex-combatentes protestam contra mudança do nome do Túnel 9 de Julho, homenagem a quem lutou para que o País respeitasse a própria lei.

O militar da reserva Gino Struffaldi, de 88 anos, voltou a defender ontem a Revolução Constitucionalista de 1932. .

Desta vez, ele não precisou pegar em armas para defender o Forte de Itaipu, em São Vicente, como fez naquela época como cabo-rádio-telegrafista.






Disposto e falante, lançou palavras de ordem, sacudiu faixas, e ao lado de mais de 80 pessoas, entre outros militares, filhos e netos de ex-combatentes, participou do protesto contra a mudança do nome do Túnel 9 de Julho. .

O Túnel 9 de Julho, com dois vãos de 490 metros, liga o Centro ao bairro dos Jardins. .

Pelo local passam mais de 10.550 veículos por dia.

A obra recebeu este nome para homenagear a data em que o exército revolucionário de São Paulo iniciou o movimento que exigia o respeito a Constituição pelo presidenta Getúlio Vargas. .

Em dezembro do ano passado, sem qualquer tipo de consulta popular, a prefeita Marta Suplicy mudou seu nome para Dr. Daher E. Curiati medico especializado no tratamento do aparelho digestivo. .

´É preciso preservar a história d» ao Paulo, que tem a data de 9 de Julho como um marco", exigia o coronel Hermes Bittencourt Cruz. de 63 anos, que não foi combatente mas participou do protesto. .

"Nossas armas eram o nosso ideal e a nossa coragem", lembra StrufTladi. "Não tínhamos poder de fogo para enfrentar as tropas do governo", confessa. .

"Faço questão de participar deste protesto em memória dos nossos heróis. Eles tinham apenas a cara e a coragem. Para enganar as tropas do governo, usavam matracas e motocicletas para imitar o barulho das metralhadoras e fingir que estavam bem armados", diz o coronel Hermes Bittencourt Cruz. .

As novas gerações não podem esquecer os heróis. .

Hoje em todo o Estado, existem menos de 500 remanescentes da revolução. A estimativa é do coronel Mário Fonseca Ventura, secretário da Sociedade dos Veteranos de 32(M.M.D.C). .

"Só neste ano", lamenta o coronel Venturo. "14 ex-combatentes morreram. É preciso fazer com que as novas gerações não esqueçam esses heróis. E manter o nome do túnel é uma das formas", conclui o coronel. .

O Túnel 9 de Julho foi uma obra do arquiteto italiano Domingos Marchetti. Foi inaugurada em 1939, época em que o engenheiro Prestes Maia era prefeito da capital. Sua construção durou um ano. Por ironia, o primeiro carro a atravessa-lo levava o ex-presidente Getúlio Vargas, principal inimigo da São Paulo daquela época.


 Centro de Memória do Bixiga @edisonmariotti

acervo: Hemeroteca - CMB.H.000.644  - pasta - RT-Pasta 9 de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.