Especial - São Paulo, 18 de dezembro de 2005 a 07 de janeiro de 2006 -
Circulação Semanal - Pág.08
Variedades - Texto e fotos: HLago
Varais do Bixiga - Tradição italiana no bairro
Prometido e cumprido! Walter Taverna - presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista, juntamente com sua turma de colaboradores, já se desincumbiram da missão! Quem passar pela rua Rui Barbosa, mais precisamente no trecho entra a rua Manoel Dutra e Praça Dom Orione, vai verificar a existência de uma curiosa "instalação".
Com muita festa e animação, foram instalados no bairro os milhares de elementos de uma originalíssima decoração natalina: Os Varais do Bixiga, que deverão permanecer expostos até o dia 06 de janeiro do próximo ano, conforme reza a tradição napolitana.
A nossa reportagem esteve lá e conferiu de perto a grande curiosidade despertada nos passantes. Porque tantos varais? Porque tanta roupa dependurada na via pública? A resposta: Porque segundo a verdadeira tradição italiana - que deveria servir de exemplo não somente aos descendentes, mas a todos os que ainda acreditam nas virtudes da vida em comunidade, o varal lembra a conotação de união e igualdade entre as famílias e a comunidade. É no varal que se vê o "Elo Familiar pois lá estão desde a primeira roupa do recém-nascido até a ceroula do vovô e a camisola da vovó, mostrando assim a união de várias gerações de uma mesma família.
Para os italianos é no varal que se mostra a união e a irmandade do Elo Comunitário representando com forte simbolismo a harmonia do povo, sem qualquer preconceito de raça, cor, religião ou condições econômicas ou financeiras.
É no simbolismo das roupas expostas publicamente que se presta uma homenagem ao povo humilde, que apesar da sua pobreza, têm orgulho de suas roupas bem lavadas e alvejadas.
Patrícia Oliveira - eleita a "Musa" da festa, marcou presença bem humorada, pôs a mão na massa", distribuindo a todos seu belo sorriso e um folheto explicativo acerca dos varais.
Ligia Taverna - a simpática "fotógrafa" oficial da SODEPRO, registrava tudo nos detalhes, para um alentado álbum de fotos no qual se pode "ler" boa parte da história dá comunidade italiana do Bixiga.
Emocionado e feliz, Walter Taverna disse simplesmente: “Obrigado a todos que colaboraram com suas doações e seu trabalho para que pudéssemos, mais uma vez realizar esse trabalho através do qual mostramos a todos os costumes e as tradições de nossos antepassados”.
É a alegria na simplicidade. E assim a Bela Vista finalmente tem a sua "Decoração de Natal”.
fonte: Centro de Memória do Bixiga. acervo @edisonmariotti
registro: CMB.H.000.421
Jornal dos Bairros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.