Ouça o texto

sábado, 17 de novembro de 2018

Walter Taverna recebe no Centro de Memória do Bixiga, a visita da Dra. Patrícia. Pauta: Patrimônio Cultural.

Imagem da visita.

fonte: Centro de Memória do Bixiga
acervo: @edisonmariotti
@sodepro


imagens do projeto arquiteto Paulo Bastos
================================================














--
ARQUITETO PAULO BASTOS E ASSOCIADOS S/C LTDA
Rua Cardeal Arcoverde 833 cj 3 CEP 05407 fone 852-1022 São Paulo
CGC 44153930/0001-50 CREA 17974

PROPOSTA DE REURBANIZAÇÃO DA PRAIA GRANDE, SP

MEMORIAL DE ESTUDO DE REURBANIZAÇÃO DA PRAIA GRANDE

1 - INTRODUÇÃO / APRESENTAÇÃO

O estudo de reurbanização das áreas públicas da Orla da Praia Grande, no setor do Boqueirão, partiu do interesse da Sociedade do Defesa das Tradições e Progresso da Praia Grande e Forte de Itaipu - SODEPRO - em promover, juntamente com os poderes públicos municipais, a iniciativa privada e os proprietários e moradores do município, a melhoria da qualidade de vida e de utilização da Praia Grande*

Após tantos anos de uso crescente da Praia, por parte de moradores o proprietários, mas também, de imensa população flutuante, a SODEPRO achou quo era tempo de ajudar a articular ações comuns de caráter público e privado com o objetivo de dotá-la de equipamentos e de uma organização, que pudessem oferecer ao condições necessárias ao desenvolvimento das atividades de lazer e esporte próprias da orla, não só no nível de conforto, salubridade, higiene e limpeza desejáveis, mas, sobretudo, com a máxima utilização de seus recursos naturais, no sentido de propiciar a todos os seus frequentadores o desenvolvimento das potencialidades culturais e de socialização existentes em cada um.

Assim sendo, discutidas atuas condições do uso da praia o os problemas hoje existentes, a SODEPRO e o arquiteto Paulo Bastos, chamado a colaborar na solução de tais problemas, formularam uma proposta de programa de funções a serem atendidas por um projeto de reurbanização do equipanento da praia, a ser executado com o concurso e apoio da iniciativa privada e dos usuários em geral.

2. O programa de reurbanização

0 programa de usos da praia foi imaginado para ser desenvolvido experimentalmente em um módulo de 1.100m, a partir dos limites da área militar, podendo ser repetido, com variações, nos demais trechos.

Basicamente por um lado, ele manteve elementos de uso Já consagrado, tais como os bolsões do estacionamento (intermitentemente ao lado da avenida) e as barraquinhas comerciais.


Por outro lado, incluiu o remanejamento de outros componentes, como é o caso da proposta do alargamento da faixa de jardins e calçadas, além da implantação de novos

00000000000000000




elementos dc aroio, Uiía cwo as unidades dc sanitários, posto aédico c de salvamento, chuveiros publico» a céu Aberto, bancos c bateria3 do cestos de depósito seletivo do lixo.

As inovações mais importantes, porém, o** dois

&nf ltfftLgpa a céu aberto ura para pequenos espetáculos e roanifestaçSes culturais, outro para grandes eventos - a proca d& Joifofl lnfnnL)nr com brinquedos c Jogos dc piso, o a Pi^a-obocrYíitGrio* onde a implantação de instrumentos simples dc observação doa astros, por alinhamento de visuais (que também podem oer utilizados ludicamentc) propiciará, aoo usuários dc qualquer idade, a percepção de diverso» evento* estelares e solares é»

t&sr&m: aiualisadorco da o transformações cíclicas do clima e do aeio ambiente naturais, e a compreensão das relações entre um e outro conjunto de acontecimentos.

Equipamentos para observação e leitura da palsagea, visando dar ao usuário noção de nua a 1tuação e distância em relação aoo principais elementos componentes do ambiente, completaa o conjunto.

3. A iTuivala «le. reiucirAnlzacãa

Oe pontos básicos da proposto de reurbanisação sao:


3.1. 0 alargamento da faixa entre o aelo fio da Av. Pres. Caulelo Branco e a praia, dc modo que ela possa diüFor da dimensão necessária para conter 3tu do calçada ao longo da avenida, 10a de Jardins e 9ia de caiçadao destinado a receber os conjuntos dc sanitários e chuveiros ao ar livre (a cada 400m), os postos médicos c dc salvamento (a cada BOOm), as barracas comerciais fixas c pontos do venda dc artesanato, além de ampla circulação dos usuários.


3.2. Implantação ao longo do calçadão, em Intervalos aproximados do 20(Xa entro cada uma, das unidades dos anfiteatros (grande e pequeno), da praça observatório c da praça dc Jogos infantis, que se projetam, em desenho sinuoso e livre, como aumento da cft)ço<la j«»r sobre n areia.

3.3. ReimplanUçflO. ao longo da Avenida, de bolsões de estacionamento com desenho integrado ao do conjunto do calçadão.

0000000000000000000000000000000000000







3.4 Padronização doa barracas co*crclaln flxao, com a poealbl 1 ld*'l'.» de t>brir con lona, oo intorvaloo do aproxln vlamonto lOm entre «jlaof parn utillr.açWo. pclaa da n<mil»ra proporcionada.


3.5. Ueoenvolvinonto do projeto do pMoagiaoo do conjunto €lo faixa ajardinad.-t, con * utillzaçJlo do aautsau de vogetaç&o de forracSo, arbuativa c arbórea, que alterem floracio o frutiflcaçSo ao longo do ano. de aodo a aaaoclar eotaa tranafontacecn Ao obeervaçtea da praça-oboervatórlo.


3.6. Canal doa ooKotoo a céu aberto que corta»


lntcxmltonteamte a i-rala.


4. Q ciu-aPlnh inic^LQ—x>ora a lnplaiilacikL. da. rropogta He tturbônizat &o


(K« eotudoe m|uí apreoontòdoa, conotituco ur»/i propoota inioial parti diocuotiBo, por parto da comunidade do uouárlo» <!/i Praia Grande e doo podereo lubllcoo BKinIokpaio. vliuuid" aeti aperfelçownlo o a organlzacSo don wforv » C |i\ivlòfnclM nec«OAárlai) À oua conor«tlsoç<o.


Devrr/i fazei parto douto conjunto do acfco a captado o a montageo do o l atesto dc coretie l incuto doa rccuroot financeira», mItUIü c hunaroa indlop«m»4vels ao dcoonvolviiicnto Joo pivjeboo e obras do nòdulo experlnental propoíito, que, tenoo cortei, dnrilo lnlcto a inportanto avanço na qualidade ambiental o de uao da Pralrt Grand--.


















      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.