Ouça o texto

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Walter Taverna comemora os 449 anos do aniversário de São Paulo em 2003. --- Bixiga é um "Estado de Espírito". É a FELICIDADE!

Quatro segundos para devorar 449 metros de bolo.



GIULIANA REG1NATT0 Jornal da Tarde

Depois de passar 18 anos tentando, a aposentada Alaíde Stapani, de 60 anos, finalmente conseguiu saborear ontem o tradicional bolo de aniversário de São Paulo, servido no Bexiga desde 1985. "Este ano vou cumprir a promessa de levar um pedaço para o meu neto", disse ela, que desde as 9h cercava o doce com sacolinha em punho.

Mais cedo ainda chegou a aposentada Rosário Carrini, de 73 anos. As 5h, ela já passeava pela Rua Rui Barbosa para observar a montagem das 642 mesas que serviram de bandeja para o bolo de 449 metros. "Gosto de acompanhar todos os detalhes", contou. "Só não deu para saber o gosto, pois o doce sumiu muito rápido."

A multidão, formada por quase 5 mil pessoas, sequer esperou que a banda tocasse os Parabéns a Você, previsto para as 12h15. Às 11h30, homens, mulheres e crianças avançaram sobre os 449 metros de bolo, que só resistiu quatro segundos. "O recorde era doze segundos", diz Walter Taverna, presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista (Sodepro), que organiza o evento.

O bolo também ficou pronto mais rápido nesse ano. Graças ao apoio da Escola Técnica de Alimentos Horácio Augusto da Silveira - e dos doze confeiteiros recrutados para fabricá-lo ele ficou pronto em três dias. "No ano passado, levamos cinco", conta Taverna.

A parceria também trouxe um toque profissional para a receita, que costumava ser preparada por doceiras do Bexiga. "Os pedaços foram embalados e colocados em câmaras resfriadas, para garantir a qualidade", conta Taverna. "Este ano recebemos muitas orientações sobre higiene e saúde."

Assim que a massa chegou ao local da festa, cem pessoas vestidas com luvas, avental e máscara higiênica começaram a montagem, que recebeu cobertura de marshmallow e gotas de chocolate.

Quem não vai esquecer tão cedo do aniversário são os três filhos da desempregada Cleide Fernandes, 43 anos, que pulava com uma bandeja inteira de bolo nas mãos. "Nem sei quanto tempo faz que não possa dar um doce para eles." 0 pintor Willian de Brito, que há 9 anos vai à festa, descobriu uma estratégia para garantir o doce. “Tem que ficar longe do palanque, onde tem menos gente”, disse, com a roupa lambuzada de creme.



Sr. Walter diz que o recorde de "ataque" ao bolo era de 12 segundos e foi superado por 4 segundos.


fonte: Centro de Memória do Bixiga acervo @edisonmariotti

Quatro segundos para devorar 449 metros de bolo
Registro: CMB.H.000.092 
Hemeroteca 

Coleção: Eventos do Bexiga 
Sub coleção: Bolo do Bexiga
Localização: RT-Pasta Bolo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.