Ouça o texto

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Walter Taverna comemora. No aniversário de 463 de São Paulo, Bexiga se une para retomar tradição do bolo gigante

No aniversário de 463 anos de São Paulo, na próxima quarta-feira, a capital paulista vai ganhar um presente especial.


Voltará a ser homenageada com o tradicional bolo do Bexiga, celebração famosa que teve sua última edição em 2008. A festa acabou após ficar sem patrocinadores.

Decididos a mudar esse destino, e a trazer a celebração de volta, moradores e comerciantes da Bela Vista (região central), onde a festa ocorria desde 1986, se reuniram para confeccionar o bolo gigante, que costuma ser devorado em segundos.

Neste ano, o bolo comunitário depende da ajuda de voluntários. Quem quiser, pode doar um bolo de pão de ló ou de outro sabor que preferir. Não há regras.


continuação A4
Bexiga se une para retomar tradição do Bolo Gigante.

Voluntários vão fazer bolo de aniversário da cidade. Ideia é que ele tenha 463 m, igual à idade de SP.

No aniversário de 463 anos de São Paulo, na próxima quarta-feira, a capital paulista vai ganhar um presente especial. 

Voltará a ser homenageada com o tradicional bolo do Bexiga, celebração famosa que teve sua última edição em 2008. 

A festa acabou após ficar sem patrocinadores (leia texto abaixo).

Decididos a mudar esse destino, e a trazer a celebração de volta, moradores e comerciantes da Bela Vista (região central), onde a festa ocorria desde 1986, se reuniram para confeccionar o bolo gigante, que costuma ser devorado em segundos.

Neste ano, o bolo comunitário depende da ajuda de voluntários. Quem quiser, pode doar um bolo de pão de ló ou de outro sabor que preferir. Não há regras.



É o que fará o comerciante Segismundo Bruno, 69 anos, que trabalha há 24 anos na rua 13 de Maio. É a primeira vez que Bruno participa. Ele conta que vai confeccionar 11 formas de bolo, sendo cinco com produtos doados por ele mesmo, três produzidos com a ajuda da cantina Roperto e outros três com a colaboração do restaurante Itália Mia, todos da região. "É uma celebração bonita para a cidade. Muito bom poder participar de um evento dentro do bairro."

Nascida no Ceará, mas apaixonada por São Paulo, a comerciante Jacinta Lúcia, 33 anos, vai levar um dos bolos recheados que vende em seu estabelecimento, ali mesmo no Bexiga. "É uma honra fazer parte dessa tradição."

Ingredientes

A auxiliar técnico em enfermagem Áurea Caviquioli, 62 anos, ajudava na montagem do bolo desde os anos 1980 e agora está ansiosa por voltar a fazer parte dessa celebração. Desta vez, ela vai contar com a ajuda da filha, a jornalista Nádia Garcia, 40 anos, para preparar o doce. "Os ingredientes estão comprados. Vamos fazer um bolo de laranja com glacê ou com cobertura de chocolate."

Um dos idealizadores do bolo, o dono de cantinas Walter Taverna, 83 anos, se emociona ao falar do retorno da celebração que ele ajudou a manter. "É uma festa tão especial que ficou famosa no exterior. Bom ver de volta."

A expectativa dele é que o bolo chegue a ao menos 463 metros, a idade de São Paulo, como era a tradição. "Todos estão convidados a colaborar com um pedaço de bolo" .finaliza Tavema.

(Tatiana Cavalcante)


foto: A auxiliar técnico em enfermagem Áurea Caviquioli (à esq.), 62 anos com a filha, 
Nádia Garcia, 40 anos; as duas planejam contribuir com bolo de cenoura.



foto: Público aguarda a liberação para pegar pedaço do bolo de aniversário de São Paulo na edição de 2008 da festa no Bexiga; doce tinha 454 m de comprimento.



300 pessoas vão participar do preparo.

A festa do "Bolo do Bixiga" volta sem patrocínio, mas terá cerca de 300 pessoas envolvidas na sua confecção. Uma mesa de 150 m vai abrigá-lo, segundo um dos idealizadores, o comerciante Walter Taverna, 83 anos.

"Recebíamos cartas do Japão, da Itália, dos EUA e de outros lugares perguntando do bolo. Não tem motivo para não mantermos essa tradição", diz a filha de Taverna, a comerciante Solange Taverna, 58 anos.

Há quem critique a iniciativa. "Dizem que é um desperdício enquanto muitos passam fome. Mas a ideia do bolo não é alimentar, e sim entreter e unir as pessoas em torno de uma tradição, em um bairro tão amado." 

A montagem do bolo, na rua Rui Barbosa, 300, começa às 9h da quarta-feira e, ao meio-dia, haverá o "corte". 

A segurança será reforçada para evitar acidentes. Quem quiser doar bolo, devem ir na hora da montagem.


A historia do bolo.

1986
Primeiro bolo feito pela comunidade do bairro, em 25 de janeiro, celebra os 432 anos da capital.

1994*
Morre Armando Puglisi, o Armandinho, um dos idealizadores da festa.

1996
O comerciante Walter Taverna assume a organização da festa.

2006
A buzina de uma bicicleta confunde o público e antecipa em 20 minutos o ataque ao bolo.

2008
Última festa com o bolo gigante.

2015
Evento entra para o calendário oficial da cidade por meio da lei Festa do Bolo do Bixiga.

2017

Moradores e comerciantes se mobilizam para retomar a tradição de fazer o bolo gigante.




fonte: Jornal Agora dia 23 de janeiro de 2017 - 
Tatiana Cavalcanti
Centro de Memória do Bixiga 
acervo: @edisonmariotti

código: CMB.H.000.731


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.