Ouça o texto

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Em 1984, Walter Taverna inaugura o Coreto Carmelo Taverna, na Praça Dom Orione, Bixiga.

O presidente da SODEPRO - Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista - o infatigável, Walter Taverna, estava eufórico, afinal depois de anos de reivindicação, o sonho dos moradores e freqüentadores do Bexiga, estava concretizado. Mais alguns minutos e o Coral da Medicina Usp, regido pela maestrina, Esmeralda Ruzanowski estaria inaugurando com músicas do compositor - também morador do Bexiga - Adoniram Barbosa o CORETO CARMELO TAVERNA.


Foto: Andrade Figueira, Walter Taverna, 
Wélson Barbosa, Teca e Pedro Cândido Marini. 
No centro da foto o Coreto Carmelo Taverna.

As primeiras palavras de agradecimento foram endereçadas ao prefeito Mário Covas e ao Administrador Regional Sé.

Wélson Barbosa, que não mediram esforços para a construção do coreto.
Com essa obra, o Bairro do Bexiga, terá a música de volta às praças públicas, as antigas retretas, irão novamente preencher de sons as tardes de sábado e domingo, quando os mais velhos se sentirão saudades, os mais jovens trocaram beijos apaixonados, e as crianças encherão a praça de alaridos e correrias.

O Velho Bexiga vai aos poucos redescobrindo as tradições de urna São Paulo que até pouco tempo estavam relegadas ao esquecimento. Como diz o Secretário Caio Pompeu de Toledo. “Vamos bagunçar o coreto”.

Foto: Construção de Albergues nos baixos dos Viadutos
A medida que os baixos dos viadutos vão sendo desocupados e as favelas desmontadas, as obras de construção dos albergues e outras obras sociais vão tomando o espaço.

O primeiro albergue já está com as obras em estado adiantado e fica nos baixos do Viaduto do Glicério, na Rua Teixeira Leite. O albergue conta com dois quartos, uma cozinha, despensa e uma sala de atendimento.

“Ou nós organizamos a cidade ou ela se tornará: um caos” essa foi à frase que o usou para definir a sua tomada de posições em desocupar os baixos dos viadutos. Substituindo as favelas indianas por obras de cunho social e que revertem principalmente para os que hoje estão marginalizado pela política econômica e que são condenados a uma sub-vida.


Cidade De S. PauloRegional da Sé HOJE
Ano 1 nº 4 – Novembro 1984 Um órgão de divulgação da administração regional Sé

fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo @edisonmariotti

CMB.H.000.502
Hemeroteca
Coleção: Bairros e Instituições
Localização: RT-pasta bixiga 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.