Ouça o texto

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Walter Taverna, em 2005 - mais uma vez, a cidade se prepara para a celebração do seu aniversário.

Janeiro 2005 Jornal Praça



O bolo de aniversário por Juliana Otoni

Janeiro, 2005

Mais uma vez, a cidade se prepara para a celebração do seu aniversário. É o 451°. Por todos os lugares, as pessoas contam histórias de uma grande metrópole. Uma selva de asfalto, espelhos e tesouros secretos. Um mosaico de culturas e dramas.

Tramas entrelaçadas em música e caos. São Paulo tem muitos personagens loucos, fascinantes, cada um com alguma coisa para revelar. Isso muito embora tanto já tenha sido comemorado, embora tanto já tenha sido dito. Ainda há muito por fazer.

E o Bixiga, seguindo a tradição, se prepara para fazer a sua parte, num ritual que se repete há vinte anos... Janeiro, 1985.

Naquele ano, um homem que trabalhava no Museu do Bixiga e que todos conheciam pelo nome de Armandinho teve a idéia de fazer um grande bolo - o maior bolo do mundo, que bateria todos os recordes e se transformaria numa homenagem especial à cidade aniversariante.

Feito de pão-de-ló, ele se estendeu por 1500m no meio da rua, no dia 25, e atraiu os olhares de todo o planeta. Depois, em questão de momentos, desapareceu. No entanto, o seu feito entrou para o Guiness Book, marcado para sempre na história. Entusiasmado e com a ajuda de outros, o homem repetiu o evento nos anos seguintes, sempre em grandes extensões, embora não tão grande como o primeiro - não havia mesmo a necessidade de superar todas as vezes o próprio recorde.

E, quando faleceu, Valter Taverna, seu amigo, tomou a si a tarefa de prosseguir. "Eu prometi à viúva do Armandinho que ia manter essa tradição e fazer esse bolo todos os anos. Quando eu não tinha recursos, apoio de ninguém, precisei vender carro, vendi um apartamento, mas o bolo sempre, sempre saiu." Hoje, dono das cantinas Conchetta e de vários outros recordes (o maior sanduíche de mortadela, a maior pizza, etc), “Seu Walter” conquistou respeito e credibilidade, e, todos os anos, conta com a parceria de algumas empresas para fazer o enorme bolo.

É um evento brilhante, bonito, e é de uma repercussão internacional. A comunidade se sente orgulhosa de ter o recorde mundial, com uma só pessoa fazendo. Isso não é importante para o bairro? Não é importante para a comunidade? Você vai em qualquer lugar, fala com orgulho que mora no BixIga e é recebido de mão beijada?, ele diz. "Por ser um projeto tradicional, de âmbito mundial, não nacional, nem estadual, eu me vejo obrigado a fazer o evento”.

Porque eu me propus a fazer em homenagem ao meu amigo e venho lutando de todas as formas, vou procurar seis meses antes para poder formar parcerias. Mas a gente está tendo um bom resultado.

Curiosidade

O bolo sempre de pão-de-ló foi feito com milho, coco e chocolate no ano passado. Este ano, será todo coberto com chocolate, graças a um pedido da Garoto, uma das empresas parceiras do evento (as outras são Dona Benta e Carrefour).

Todo a trabalho começa sete dias antes, para a preparação em montagem do bolo. São 200 funcionários envolvidos, que contarão ainda com a ajuda de 3600 pessoas. No dia 25, às 02h da manhã, o bolo começa a ser montado. Ás 08h, será levado em caminhões para a Rua Rui Barbosa, para ser disposto sobre as mesas já montadas e decoradas e decorado com a cobertura feita ali mesmo, na hora. Lá pelo meio-dia, cercado por uma multidão ansiosa, ele será devorado em alguns poucos segundos.

Seis mesantes da festa, Valter Taverna sai em busca de patrocínio. Mais tarde, terá que contar com o apoio CET, da Polícia Militar e da Prefeitura.

Acervo @edisonmariotti


O Bolo de Aniversário
CMB.H.000.462 
Hemeroteca 
Eventos do Bexiga 
RT-Pasta Bolo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.