Ouça o texto

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Concurso elege rainha do Bixiga. A idealização ficou por conta do senhor Walter Taverna*, um comerciante de 82 anos que fundou a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista,

No dia 1 de outubro o bairro do Bixiga completou 137 anos de história, e dentro do calendário de comemorações, na noite do último dia 27, essa blogueira esteve na mesa de jurados para participar do concurso “Rainha do Bixiga”.

fonte: Centro de Memória do Bixiga

Sob os cuidados de uma comissão organizadora, presidida por Niltes Lopes, ao lado de Solange e Thaís Taverna, Nádia Ilvana, Sumaya Távora e Mauricinho, do bloco Esfarrapado. A idealização ficou por conta do senhor Walter Taverna*, um comerciante de 82 anos que fundou a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista, sociedade sem fins lucrativos que luta pela preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da Bela Vista – Bixiga.

         

A noite contou com a apresentação do grupo “Notas de Ouro D’Achiropita” e da Velha Guarda Musical da Vai-Vai. “A ideia do concurso teve como principal objetivo mostrar a união do bairro”, comentou Niltes. Foram 11 candidatas avaliadas com notas de 7 a 10 nos quesitos espontaneidade, carisma, comunicação, simpatia, elegância, postura e desenvoltura, que resultaram na seguinte classificação final:


– Rainha e Miss Simpatia: 
Amanda Espírito Santo de Siqueira, 27, formada em Publicidade e Propaganda;

– Primeira Princesa: 
Aline Ertogrel, 29, bacharel em Ciências Contábeis;

– Segunda Princesa: 
Kelly Barbosa, 29, modelo;

– Musa do Bixiga: 
Camila Souza, 25, estudante de Ciências Contábeis, eleita com o maior número de “curtidas” na página do evento no Facebook.

-
*Segundo a Wikipedia, nos anos 1820 um homem conhecido como Antônio Bexiga, por causa de suas cicatrizes de varíola (popularmente conhecida como bexiga), comprou as terras, o que é a explicação para o nome do bairro. Cerca de 50 anos depois, Antônio Bexiga loteou parte de sua chácara. Para afastar o sentido pejorativo do apelido, os novos moradores passaram a mudar a grafia de Bexiga para Bixiga. Outra característica marcante ocorreu no começo do século 20 quando passou a ser reduto da boemia paulista ao receber diversos teatros e os amantes do samba, com destaque para a Adoniran Barbosa. No bairro situa-se a sede da escola de samba Vai-Vai.

*A história de Walter Taverna se confunde com a do bairro do Bixiga. Neto de sicilianos, Taverna é responsável pelas festas comunitárias: bolo do aniversário da cidade de São Paulo de 1,5 km, maiores sanduíche (600 m) e pizza (554 m) do mundo e o concurso Miss do Bixiga. O nome dele consta no livro dos recordes, o Guinness Book.



fonte:

Aurora Seles

Jornalista, com especializações no Instituto de Psicologia da USP e em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Bacharelanda em Direito. Professora e profissional de comunicação nas escolas de samba. Foi assessora de imprensa da Tom Maior, Rosas de Ouro e Vai-Vai. Assistente editorial do livro No descaminho, o caminho, do autor Nilson de Almeida, publicado em 2007.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.