Com características afro-ítalo-nordestina o Bixiga se destaca por suas peculiaridades. Este fator deve-se a ocupação que o bairro teve, já que seus primeiros moradores foram negros que utilizavam esta área pra refugiar-se de seus donos formando por aqui possíveis quilombos. Em 1878 esta área foi loteada por preços acessíveis, o que foi uma boa oportunidade para os italianos recém chegados ao Brasil, que vinham em busca de novas oportunidades.
A convivência destas duas etnias ocasionou numa influência cultural de ambas as nacionalidades. No início da década de 80, migrantes nordestinos mudam-se para São Paulo a procura de novos empregos, alugando cortiços no bairro por terem fácil acesso ao centro da Cidade. Com esta miscigenação de culturas o bairro passa a ter uma nova característica cultural, nando-se símbolo da cultura paulistana.
O Centro de Memória do Bixiga (CMB) é uma iniciativa da SODEPRO para registrar um a história do bairro do nosso querido BIXIGA. Foi criado em Outubro de 2007 por Walter Taverna, neto de sicilianos e morador do bairro desde seu nascimento, em 1933.
Contando com documentos e fotografias de seu acervo pessoal, Taverna deu o ponto partida para fundar a instituição. Ao longo de sua vida "Seo" Walter como é conhecido, lutou para salvaguardar a memória, tradições e peculiaridades do Bairro, tanto que para afastar as incorporadoras que rondavam o Bixiga, ele pediu em 1985 o tombamento do local, que só aconteceu em 2002.
O acervo do CMB tem como suas principais temáticas: Biografia e Contribuição Social de "Seo" Walter ao Estado; Cidade de São Paulo; Bairro do Bixiga seus personagens, eventos e curiosidades.
Partindo da premissa de disponibilizar estas informações à população, iniciou-se o processo de catalogação deste acervo que visa reunir, tratar e disponibilizar as temáticas acima citadas por meio de um banco de dados. Atualmente, é um dos mais ricos acervos de memória de bairro reunindo diferentes documentos textuais, bibliográficos, iconográficos, audiovisual, clippings e acervo museológico.
Instalações: O CMB está localizado no Bairro do Bixiga, um dos mais pólos gastronômicos de São Paulo, próximo da Igreja Nossa Senhora da Achiropita onde acontece a famosa festa anual "ítalo-paulistana'.
Dos anos 30 até início do ano 2000 o Edifício do CMB era residência, e em 2007 passou por adaptações para tornar-se uma instituição museológica.
fonte: acervo do Centro de Memória do Bixiga - @edisonmariotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.