Ouça o texto

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

AOS 82 ANOS, PREPARA 6.000 PEDAÇOS DE BOLO

Sentado em uma das mesas de sua cantina italiana na rua 13 de maio, Walter Taverna planeja mais um "bolo do Bexiga", símbolo das comemorações do aniversário de São Paulo.

Walter Taverna, idealizador do bolo oficial do
aniversario de São Paulo, do bairro do Bexiga
foto: Marlene Bergamo/Folhapress


Aos 82 anos, seo Walter, como é conhecido, trabalha 18 horas por dia. "É por recomendação médica", diz. Uma das tarefas que se dedica é a organização de festas no Bexiga, para manter as tradições do bairro, segundo ele. O empresário, lamenta, no entanto, que o bolo do Bexiga não seja mais servido inteiro. Neste ano, a distribuição da sobremesa será feita em pedaços separados.

Há oito anos que não ocorre o "avanço ao bolo". Os pedaços eram consumidos em segundos, enfiado em sacolas e baldes e levado por pessoas de diversas partes. A última edição em formato de tabuleiro, em 2008, entrou para o livro dos recordes, o "Guinness", como o maior bolo de aniversário do mundo. 'Depois de cantar o parabéns, as pessoas avançavam. Eu gostava porque é uma festa do povo, e ao povo não se pode negar nada".

-
Mesmo com a falta do bolo inteiro, a festa continuou. "Em 2009, com a falta de patrocínio para a distribuição da sobremesa, pedimos para pintores e grafiteiros desenharem o bolo no chão, representando as comemorações", conta Solang Taverna, filha do empresário. Neste ano, a festa será na rua Rui Barbosa, entre a Conselheiro Carrão e a 13 de maio.

Naquele ano, o programa "Pânico", então transmitido pela RedeTV!, apareceu na festa. Apresentadores fizeram graça com o público e incentivaram uma guerra de comida com os restos que ficaram na mesa. Eles saíram lambuzados de chantili. Depois dessa intervenção, a realização do bolo em forma de tapete foi perdendo patrocínio.

Seo Walter chegou a vender um carro e um apartamento para garantir a comemoração do aniversário da cidade. "Se não houver festa, o bairro morre", afirma. A ideia do bolo surgiu em 1985 e envolvia apenas a comunidade, inclusive para a confecção. O idealizador, Armando Puglisi -o Armandinho do Bexiga- morreu em 1994. O ano seguinte, de 1995, foi o único que não contou com as comemorações, mas seo Walter acabou mantendo a tradição. "Foi um dos momentos mais difíceis para continuar", conta.

Para a edição de 2016, o planejamento da festa começou em agosto do ano passado. Além dos mais de 6.000 pedaços distribuídos, haverá um palco com músicos e a realização de concursos, como o de sósia e o de rainha do Bexiga. A montagem das barracas começará já às 3h da manhã, e a distribuição ocorrerá por volta das 13h. Seo Walter garante que a metragem do bolo continuará igual, com 462 metros, um para cada ano da cidade.

AMOR AO BEXIGA

A história de seo Walter se confunde com a do bairro que nasceu. Neto de sicilianos, o empresário tornou-se responsável pelo Centro de Memória do Bexiga, onde guarda documentos e fotografias do bairro. Mesmo morando na Vila Mariana, seo Walter, onde também é presidente honorário, ainda preserva a tradição do bairro de origem italiana.

A culinária italiana é a maior dedicação de seo Walter. As festas, como a Nossa Senhora de Achiropita, a maior pizza do mundo e o maior pão de filão do mundo são apenas uma dedicações do empresário, que tem nas massas e o macarrão seus pratos preferidos. Em suas cantinas ele costuma fazer o panelaço, batendo tampas de caldeirões para chamar os clientes. "Eu faço essas loucuras para animar as pessoas".

-
Já a musica, em especial o samba, também é outra paixào do empresário. Amigo pessoal de Adoniran Barbosa, seo Walter fundou juntamente com amigos um dos maiores blocos da cidade, o Esfarrapados, em 1947. Ele também é um dos diretores da escola de Samba Vai-Vai e escreveu o hino do bairro.

Perguntado sobre outros lugares que gosta na cidade, seo Walter não falou de outro bairro. "Sim, tem o Bexiga. Não conheço tão bem outro lugar".

fonte: 

acervo: Centro de Memória do Bixiga @edisonmariotti



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.