Ouça o texto

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Walter Taverna recebe a PROF.. LEICE COSTA, para o LANÇAMENTO DO LIVRO BRAÇOABRAÇO, SONHAR É POSSÍVEL? Domingo dia 13 de agosto 2017 às 14hs. PARTICIPE.

Capítulo sobre o Bixiga...
"NAS HABITAÇÕES COLETIVAS DO BIXIGA SONHAR É POSSÍVEL? 
Devido ao advento dos ideais europeus de modernização inseridos na sociedade brasileira, questões como a a bolição e o regime republicano passaram a ser recorrentes no âmbito político, econômico e cultural do Brasil no século XX, sobretudo, a partir do ano de 1850, quando foi formalmente proibida a importação de escravos africanos para terra brasileiras. 

O ideal de república defendido no período encontrou... "


O livro Braçoabraço, Sonhar é possível?: representações de margens sociais na cidade de São Paulo das últimas décadas do século XX, de autoria da Profa. Ma. Leice Daiane de Araújo Costa, traz um diálogo interdisciplinar entre a literatura e áreas das ciências sociais e humanas acerca de processos de marginalização de parte da população da cidade de São Paulo das últimas décadas do século XX, com base nas obras literárias infanto juvenis Sonhar é possível?, de Giselda Laporta Nicolelis, e Braçoabraço, de Raimundo Matos de Leão.



A partir das observações feitas em Sonhar é possível? e Braçoabraço ficou explícito o quanto a concepção de marginalização associada ao fato deste fenômeno social ocorrer somente em regiões que ficam às margens do centro, ou seja, nos arredores da região central de uma cidade, cai por terra, uma vez que mesmo habitando locais concentrados no centro da cidade de São Paulo (o cortiço do Bixiga, as ruas e praças do centro) as personagens das narrativas representam cidadãos em contexto de marginalização, pois compreende-se que marginalizar significa excluir o homem socialmente, a ponto de impedir a sua integração total ou parcial de forma digna à vida pública e privada.

A obra conta com uma apresentação do Prof. Dr. Josivaldo Pires de Oliveira, o qual faz parte do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, prefácio escrito pela Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana Flávia Aninger e texto de contracapa do poeta, jornalista, historiador e antropólogo Marlon Marcos.

Braçoabraço, Sonhar é possível: representações de margens sociais na cidade de São Paulo das últimas décadas do século XX, em suas 150 páginas, configura-se como um convite a leitores que desejem transitar por uma narrativa que passou a ser delineada mediante a percepção do estado de consolidação dos processos de urbanização, modernização e industrialização que vivemos no Brasil, o que aguçou a vontade de se analisar e problematizar os reflexos desses processos dentro de esferas marginais e/ou periféricas deste país, através de um recorte que possibilitasse o trabalho interdisciplinar entre a literatura e áreas das ciências sociais e humanas.

O quê? Lançamento do livro Braçoabraço, Sonhar é possível?: representações de margens sociais na cidade de São Paulo das últimas décadas do século XX, de autoria da Profa. Ma. Leice Costa.

Quando? 13 de agosto de 2017, às 14h.

Onde? No CENTRO DE MEMÓRIA DO BIXIGA, localizado na Rua Treze de Maio, n. 569, Bixiga/Bela Vista – São Paulo – SP.

Valor da obra: R$ 10,00.


Para mais informações:
editorakawo@gmail.com
editorakawo.mercadoshops.com.br
(75) 99198-5205 – TIM e WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.