Ouça o texto

sábado, 12 de novembro de 2016

Eu sou Walter Taverna e Eu AMO o BIXIGA!

A história de Walter Taverna se confunde com a do bairro do Bixiga e com a cidade de São Paulo. Neto de sicilianos, Taverna é responsável por festas comunitárias e o tombamento do bairro. O Bixiga foi onde nasceu e cresceu e a Vila Mariana, o lugar onde escolheu para morar com sua família. 
 


Nasci em 1933 no fundo de uma cocheira que meus avós, imigrantes italianos, alugavam para animais, mas eles foram despejados porque não tinham dinheiro para pagar o aluguel. Minha infância foi muito triste.

Eu trabalhava dia, noite e nas madrugadas. Quando eu ia para a Av. São João, tinha a chance de engraxar sapatos. Tomava banho em uma bica lá perto.

Em 1978, tinha uma senhora aqui do bairro chamada Conchetta, que não guardava segredo. Ela me inspirou a abrir um negócio com o nome dela: abri quatro cantinas chamadas Conchetta.

Fui presidente da comissão da festa da igreja da Achiropita. Através da prefeitura, consegui 20 barracas e arrecadamos dinheiro para fazer uma creche. Éramos em seis, hoje são mais de 900 pessoas trabalhando na festa.

Eu sempre quis ser ministro ou presidente de alguma coisa. Por isso, eu mesmo fiz a associação e me nomeei como Ministro da República de Vila Mariana e do Bixiga, resolvido!

Como presidente da SODEPRO, comecei a trabalhar para a comunidade. Em 1985, um amigo e eu tivemos a ideia de fazer o bolo para o aniversário de São Paulo. Depois comecei a inventar e fiz o maior sanduíche do mundo e a maior pizza em cima do minhocão. Sou eu que organizo os concursos da Rainha do Bixiga, de anão, dos sósias. Fiz também a bandeira de Vila Mariana. Consegui fazer o tombamento do Instituto Biológico e da Casa Modernista.

Em 1987, a especulação imobiliária ia comprar o bairro, mas fiz um projeto, encaminhei para a prefeitura e pedi o tombamento de uma área. Em 2002 o bairro do Bixiga foi tombado.

Para não deixar as lembranças morrerem, fiz o Centro da Memória do Bixiga, com o objetivo de preservar a memória do bairro e as minhas, pois quem não tem história, não tem memória, não tem nada.

Meu conselho: trabalhe, trabalhe e trabalhe!

Eu nunca escondi que tenho três amores: o Bixiga, a Vila Mariana e toda a cidade de São Paulo.

Alguns trabalhos e projetos realizados:
Maior Bolo do Mundo, Maior Sanduíche do Mundo, Maior Pizza do Mundo, Varais do Bixiga, Organizador do Prêmio - Cidadão do Bixiga, Bandeira do Bixiga, Restauração da Casa Modernista em Vila Mariana, Recuperação do nome original do Túnel 9 de Julho, Coreto na Praça Dom Orione, Banheiro Público na Praça D. Orione, Bloco Esfarrapado, Hino do Bixiga, Campanha Antitóxico - Use estas bolinhas, Centro de Memória do Bixiga, Feira de Trocas e Antiguidades do Bixiga, Projeto Arcos do Bixiga, Projeto Tudo de Cor para São Paulo em parceria com a Coral, Reforma das Calçadas Rua 13 de Maio, Movimento de luta da pessoa com deficiência (BIXIGA para TODOS ), Projeto de Uso e Restauração da Casa Dona Yaya,Tombamento do BIXIGA, Recuperação do Canteiro Central da Rua Rui Barbosa.
                       

Rua Treze de Maio, 569 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01327-000
Telefones: (11) 3284.4355

fonte: Cetro de Memória do Bixiga - acervo +Edison Mariotti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.