Ouça o texto

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Walter Taverna, adiciona mais uma obra na biblioteca do Centro de Memória do Bixiga.

E COM SATISFAÇÃO QUE adiciono o Catálogo dos Ilustradores Científicos do Museu do Instituto Biológico. Além da excelência científica em diversas áreas de pesquisa em sanidade animal, vegetal e estudos de meio ambiente, o Instituto Biológico vem investindo e obtendo um gratificante retorno nas atividades culturais relacionadas ao seu Museu e Centro de Memória do Instituto.



Este catálogo exibe uma amostra do trabalho da Seção de Desenho do Instituto Biológico, desde os pioneiros que trabalharam na Comissão para o Estudo e Debelação da Praga Cafeeira, criada em 1924 e embrião do Instituto fundado em 1927. Como se pode ver ao longo destas páginas, cientistas de várias áreas e ilustradores trabalharam conjuntamente e assentaram as bases da pesquisa nas mais diversas áreas.

Crianças e jovens serão os pesquisadores do amanhã e de sua compressão das complexas relações entre ciência e sociedade depende o nosso futuro. Ao mesmo tempo, as perspectivas futuras de nossas instituições se apoiam também no conhecimento do que já realizamos e, neste sentido, a pesquisa nos laboratórios deve estar aliada à missão de preservação histórica, de manutenção de um Centro de Memória, de uma Biblioteca e de um Museu.

Neste catálogo rendemos a homenagem aos ilustradores que estiveram na linha de frente do desenvolvimento da pesquisa, que fizeram Arte junto com Ciência. Louvamos a parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, por meio do PROAC, evidenciando que Ciência, Arte e Cultura podem caminhar juntas em prol do desenvolvimento econômico e social do nosso País. 

A todos uma boa leitura e apreciação deste catálogo!

fonte: acervo do Centro de memória do Bixiga @edisonmariotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.