Ouça o texto

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Seminário: Abordagens metodológicas para o restauro da Vila Itororó, Bixiga, São Paulo.

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro o Instituto Pedra, em parceria com os grupos de pesquisa GCOR Arquitetura (Unicamp) e DIAPReM (Dipartimento di Architettura, Università degli studi di Ferrara), realiza um seminário para promover uma discussão pública sobre metodologias de levantamento arquitetônico, das tradicionais às mais recentes, verificando sua aplicabilidade ao conjunto arquitetônico da Vila Itororó (com ênfase ao seu palacete). Serão debatidos temas teóricos e técnicos, e haverá uma exposição prática das metodologias ainda pouco difundidas no Brasil dentro do campo do patrimônio edificado.

A atividade tem como público alvo estudantes e profissionais ligados aos campos da conservação arquitetônica (arquitetos, restauradores, conservadores e afins). 



Programação:

20/10, terça-feira [atividade aberta]
19h Abordagens metodológicas para o restauro da Vila Itororó, por Instituto Pedra
19h30 Metodologias de levantamento. Levanta- mento direto, fotogrametria e escaneamento laser 3D. Debate com Instituto Pedra, GCOR Arquitetura e DIAPReM. Mediação: Ana Lucia Duarte Lanna (FAUUSP/CONDEPHAAT)

21/10, quarta-feira [apenas 15 vagas]*
10h Atividade comentada: Execução de um escaneamento laser 3D, por DIAPReM

*Inscrições para esta atividade através do email oficinas@ vilaitororo.org.br, até o dia 14/10. No assunto escrever “Inscrição para 3D” e no corpo do email escrever mini-CV e carta de intenção com no máximo 800 caracteres cada. Incluir nome completo, endereço de email e telefone.

22/10, quinta-feira [atividade aberta]
14h Considerações preliminares à restauração do Palacete da Vila Itororó. Apresentação do trabalho executado pelo DIAPReM

Todas as atividades são gratuitas

Participantes: 

INSTITUTO PEDRA
Na ocasião representado por Luiz Fernando de Almeida e Benjamim Saviani
Fundado em 2013, o Instituto Pedra tem por missão a promoção da cultura a partir da conservação do patrimônio histórico, arquitetônico e artístico do Brasil.
O Instituto vem desenvolvendo suas atividades por meio de projetos de restauração de arquitetura, pesquisa científica, educação patrimonial, programação cultural, publicações e eventos de formação, e atualmente realiza a gestão das obras de restauração da Vila Itororó, além de conduzir o projeto Vila Itororó Canteiro Aberto, que consiste na instalação de um centro cultural temporário (ou um experimento de centro cultural) no meio do canteiro de obras. Esse espaço é um manifesto que mostra que existem alternativas aos modelos vigentes de centros culturais; que o patrimônio é vivo e pode ser ativado, independente do seu estado de preservação; e que se deve repensar os usos futuros da Vila a partir das experimentações e dos debates públicos que hoje acontecem nela.

GCOR ARQUITETURA (UNICAMP)
Na ocasião representado por Regina de Andrade Tirello e Pedro Murilo Gonçalves Freitas
O Grupo de Conservação e Restauro de Arquitetura e Sítios Históricos, criado e certificado pelo CNPq em 2006, é um grupo de investigação sobre temáticas patrimoniais que, como tal, objetiva estimular, possibilitar e difundir pesquisas acadêmicas e aplicadas no campo da conservação e restauro da arquitetura. Em suas linhas de pesquisa, explora aspectos da preservação arquitetônica que permitam contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre a tecnologia da arquitetura histórica brasileira com vistas à impostação de metodologias projetuais, critérios e sistemas operativos adequados.

DIAPReM
Na ocasião representado por Marcello Balzani, Luca Rossato, Daniele Sasso e Denise Araújo Azevedo
O DIAPReM - Dipartimento di Architettura, Università degli Studi di Ferrara
Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments é um centro de pesquisa fundado em 1997, na Università degli Studi di Ferrara, Itália, que atua nos setores de conservação e restauração de sítios arqueológicos e de bens arquitetônicos. Desenvolve metodologias operativas a partir do uso de modelos digitais geométricos tridimensionais, representações virtuais de complexos conjuntos arquitetônicos de caráter monumental, com suportes para analise interdisciplinar em amplo espectro.
Com projetos de pesquisa realizados na Itália e em outros países, tem desenvolvido estratégias de conservação preventiva com a utilização de métodos e tecnologias inovadoras de controle e monitoramento nos exames e estudos dos bens, no campo da recuperação urbana e ambiental.

Legenda da imagem: 
Levantamento do Palazzo Litta (Milão, Itália) através do escaneamento laser 3D. Por DIAPReM


fonte: acervo Centro de memória do Bixiga
@edisonmariotti #edisonmariotti 

https://www.facebook.com/events/1638628303058921/

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.