Em 1º de outubro de 1878, com o lançamento da pedra fundamental de um hospital, incluso no loteamento de terras entre as ruas Conselheiro Ramalho, Santo Antonio e São Domingos, doado por Antonio José Leite Braga, inaugurado solenemente com a presença do então presidente da província de São Paulo João Lins Simimbu, o bispo diocesano D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho e do Imperador D. Pedro II, que na oportunidade visitava a cidade de São Paulo pela terceira vez.
foto divulgação -
O NOME BIXIGA
1) seria da estalagem do BIXIGA que foi transferido para a chácara do BIXIGA e em seguida para o bairro formado por imigrantes italianos.
2) O nome também teria sido oriundo de um matadouro que existia no final da atual Rua HUMAITÁ, onde se vendia, ou doavam bexigas de bois e de porcos.
3) Outra hipótese ainda segundo o pesquisador Egydio Coelho da Silva, o nome teria pejorativamente dado ao bairro, porque os portadores de varíola (bexiga) se refugiavam na chácara do BIXIGA.
PERFIL DO BIXIGA
O BIXIGA é uma área atípica, pois apesar de estar no centro da cidade de São Paulo, mantém suas características de bairro, onde os moradores se conhecem, se frequentam e cultivam suas tradições culturais, principalmente os NEGROS e os ITALIANOS ali residentes.
por Candinho Neto, jornalista – bacharel em Direito e carnavalesco
fonte: Cetro de memória do Bixiga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.