Ouça o texto

sexta-feira, 30 de março de 2018

Walter Taverna, recebe grupo de turistas da Espanha, no Centro de Memória do Bixiga.

hoje dia 30 de março de 2018.


fonte: Centro de Memória do Bixioga
acervo: @edisonmariotti

imagem, colaboração:  
Kelly ( cuidadora de Walter Taverna )

terça-feira, 27 de março de 2018

Walter Taverna e o Padre Bogaz, BATIZAM vinte crianças no DOMINGO de RAMOS, na Paróquia Nossa Senhora Achiropita.








fonte: Centro de Memória do Bixiga acervo Edison Mariotti
Colaboração: Eva e Pe. Bogaz

acervo: Edison Mariotti

Walter Taverna compartilha sobre A Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, situada no bairro do Bixiga, - fonte: ABORDAGEM GEOGRÁFICA NO BAIRRO DO BIXIGA NA CIDADE DE SÃO PAULO/SP Carla Carolina Cinthia Ruozo Danilo Lopes Karine Facini paginas 49 e 50

A Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, situada no bairro do Bixiga, é a única igreja, dentro do Brasil, que se dedica a Nossa Senhora denominada Achiropita ao invés de utilizar outros nomes comumente atribuídos à mãe de Cristo. Mas por que Achiropita? Bem, para responder a esta pergunta, devemos recorrer à história por trás deste nome, “que pertence à tradição do povo italiano”, voltando ao século XIX (PARÓQUIA N SRA ACHIROPITA, 2016). 



A lenda fala da trajetória do capitão Maurício que, ao encarar uma forte tempestade, pediu à Nossa Senhora que, se o  salvasse, construiria um santuário em sua homenagem. Foi assim que, ao chegar em terra firme, construiu-se o santuário em Rossano–Calabro. 

O grande marco desta história está no acontecimento dentro da igreja construída. Um pintor que estava pintando um quadro de Maria, pediu que se controlasse a entrada de pessoas no local, pois haviam suspeitas de que alguém estava danificando sua pintura, o que impedia que seu trabalho se finalizasse. Assim, uma determinada mulher com seu filho no colo, foi autorizada a entrar e a rezar dentro do santuário. 

Foi então, neste momento, que aconteceu o milagre. A imagem da mulher apareceu estampada no quadro no lugar da pintura original! Por esta razão, quado o vigilante presenciou a cena, "saiu gritando pelas ruas: Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita! (A-kirós-pita - não pintada por mãos humanas)" (PARÓQUIA N SRA ACHIROPITA, 2016). 
50 

É esta a devoção que os “italianos trouxeram para o Brasil” e que se venera como “protetora e Mãe” da comunidade. Por isso, a existência da Festa de Nossa Senhora Achiropita, realizada todo mês de Agosto de cada ano, a fim de homenagear a padroeira do bairro e promover a cultura italiana (PARÓQUIA N SRA ACHIROPITA, 2016). Figura 44: Paróquia Nossa Senhora Achiropita 


fonte Centro de Memória do Bixiga. acervo @edisonmariotti

segunda-feira, 26 de março de 2018

Walter Taverna, recebe a visita do Psicólogo e Agente Cultural, Rafael Domenus, Pauta: Conhecer o acervo imaterial do Centro de Memória do Bixiga.

Imagem da Visita.


fonte: Centro de Memória do Bixiga acervo: @edisonmariotti


Walter Taverna, recebe a visita de Karine Facini e Danilo Lopes da Escola de Artes Ciência e Humanidades Universidade de São Paulo, EACH Leste. - Pauta: entrega de cópia do TCC para o acervo do Centro de Memória do Bixiga.

Título:
ABORDAGEM GEOGRÁFICA no BAIRRO do BIXIGA na CIDADE de SÃO PAULO.

Autores:
Carla Carolina, Cinthia Ruozzo, Danilo Lopes, Karine Facini.

Trabalho apresentado à Escola de Artes Ciência e Humanidades  Universidade de São Paulo, (EACH-USP) como parte do dos requisitos para aprovação na disciplina de Abordagem Geográfica do Lazer e Turismo. Orientador: Prof.: Dr. Sidnei Raimundo. 












Fonte: Centro de Memória do Bixiga 

código: CMB.D.000.441

acervo: @edisonmariotti

segunda-feira, 19 de março de 2018

Walter Taverna, recebe a visita de Roberto, Gilberto e Cassio, TV GALENA DE Guaratinguetá, , da Revista Paulistana.







fonte: Centro de Memória di Bixiga

acervo: @edisonmariotti

Walter Taverna recebe a visita do Pe. Luiz Roberto Teixeira Di Lascio e JUNTOS, compartilham com a comunidade a escultura de São José. Linda com a PINTURA ARTÍSTICA.

imagens do evento

























Ps.: com aconteceu em 1986, hoje choveu muito

fonte: Centro de Memória do Bixiga

acervo: @edisonmariotti



--


Tributo a São José no Bixiga: Segunda, dia 19.03.2018

Após um trabalho de pintura, com detalhes minuciosos produzidos com o reconhecido esmero e qualidade da dupla Ângela Ferraz, designer e Bruno Ferraz, empresário da Textura & Cia., na ultima segunda-feira, dia 19 de março, as 14 horas, em comemoração ao Dia de São José, foi realizada a reinauguração da estátua de São José, localizada junto a escadaria do Bixiga e Praça Dom Orione.

São José ou José, O Carpinteiro, foi, segundo o Novo Testamento, o marido da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

O evento em consagração e tributo à São José tem o apoio de Walter Taverna, Presidente da Sodepro/Sociedade em Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista e Centro de Memória do Bixiga, Texturas & Cia., ADesigner, Sincoplastic, Empório das Flores, Revista Paulista e Coutinho Eventos.


São José certamente ficou com a alma em festa neste sábado, dia 03.03, pois Angela Ferraz e Bruno Maruzo, grandes incentivadores e apoiadores da cultura brasileira, deram início a pintura de sua escultura, localizada junto a escadaria do Bixiga, próximo da Praça dom Orione.

Tal ação foi parte primordial de sua reinauguração com a missa celebrada pelo Padre Luiz Roberto de Lacio( colaborador desse evento e estudioso no tema), as 15 horas, do dia 19 de março, segunda-feira, data de São José, numa obra comandada pela SODEPRO,Sociedade das Tradições e Progresso da Bela Vista/Walter Taverna e Centro De Memória Do Bixiga, apoiada por Thobias da Vai-Vai, Coutinho Eventos, Revista Paulista, ADesigner, Texturas & Cia e Sincoplastic, com participação aberta ao público em geral.




A SODEPRO resgatando a memória histórica do bairro do Bixiga, também resgata à dignidade do cidadão.

No lugar de origem da Igreja Nossa Senhora Achiropita existiu a Capela de São José,aproximadamente até 1920. Com a chegada da congregação religiosa da Obra da Divina Providência, representantes do povo calabres de Rosano Calabro, na Itália, trouxeram a devoção e a imagem da santa para essa comunidade, pois o Bixiga foi o lugar que acolheu a imigração calabresa, dando origem a nova congregação. 

São José e admirado por seus atributos sagrados:

São José é a presença viva da família de Nazaré.

São José é pai adotivo de Jesus

Santo do silêncio e das virtudes de missão

Patrono Universal da igreja

Protetor da família

Protetor das mulheres

Protetor dos carpinteiros e marceneiros

Protetor dos imigrantes e migrantes

Protetor da Boa Morte

Protetor dos órfãos e abandonados

Protetor do trabalho




ORAÇÃO SALVE, SÃO JOSÉ

Salve José, agraciado por Deus,

o Senhor é convosco.

Bendito sois vós entre os homens

e bendito é o fruto do vosso

piedoso coração, Jesus.

São José, pai adotivo de Jesus,

olhai e cuidai de nós agora

e na hora de nossa morte santa.

Amém.

sábado, 17 de março de 2018

São José ganha uma pracinha no Bixiga. Jornal Notícias Populares 1986...

Com a concelebração de missa pelo bispo auxiliar de São Paulo, D. Décio. e pelos padres Luiz Roberto Di Láscio e José Rocin, seguida de procissão, a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista — SODEPRO — e a Comunidade Nossa Senhora Aquiropita prestaram ontem uma homenagem a São José (padroeiro dos trabalhadores, entregando uma imagem do santo junto à Praça D. Orione, batizada de pracinha de São José.



Inácio Teixeira

Dezenas de fiéis — na maioria velhos e crianças — acompanharam a procissão entoando cânticos em louvor a São José. Em carro aberto do Corpo de Bombeiros, a imagem do santo seguiu pelas principais ruas do bairro e pôde ser observada pelos moradores que saíram às janelas e às portas de suas casas. Muitos deles enfeitaram as fachadas com bandeiras nas cores de São José — amarelo e marron — que também eram destacadas na procissão com o tradicional símbolo da pureza traduzido em lírios brancos.

. Mas uma forte chuva desabou justamente no momento em que a imagem chegou à praça D. Orione, prejudicando a homenagem. Mesmo assim, foi cumprido o ato religioso.

APOIO DA AR SÉ

A imagem branca, de um metro e setenta de altura, custou Cz$ 40 mil, dinheiro obtido através de um "livro de ouro", feito pela igreja Nossa Senhora da Aquiropita com a ajuda dos fiéis, segundo informou o presidente da SODEPRO, Walter Taverna. Ele esclareceu ainda que a festa em homenagem a São José teve o apoio da Administração Regional Sé, razão pela qual uma das autoridades presentes era o secretário das Administrações Regionais, Welson Barbosa.

As festividades prosseguirão durante a semana. No próximo dia 19, o padre José, da igreja Nossa Senhora da Aquiropita, rua 13 de Maio, fará uma bênção especial na missa das 20 horas, a todas as pessoas de nome José. E, nos dias 22 e 23 de março, às 18 horas, haverá quermesse com barracas de comidas, bebidas e brincadeiras.

Foto: A imagem de São José com o Menino saiu da Igreja de N. S. Aquiropita



acervo: @edisonmariotti

CMB.H.000.668 
Hemeroteca 
ClippingColeção:Bairros e Instituições 
Sub coleção:Bixiga
Localização:RT-pasta bixiga 3

Jornal Notícias Populares 1986...




segunda-feira, 12 de março de 2018

Walter Taverna, recebe homenagem do Poeta do Bixiga, José Pansica Polvilho - Poema: Homenagem a Escadaria

Poema

Homenagem a Escadaria

Na escadaria do meu bixiga
onde em criança eu brincava
vivi os melhores momentos da vida
era o pedaço que eu mais amava

                              Descia e subia celére e alegria
                              como a vida infantil exigia
                              era por natureza um real titere
                              naquele cenário cheio de alegria

Mas com o passar do tempo
o ambiente foi se transformando
eu sempre crescendo crescendo
e aquele lugar sempre amado

                              Agora já com bastante idade
                              naquele lugar vou recordar
                              sentindo incontida contade
                              de novamente criança voltar



Autor: José Pansica Polvilho - Poeta do Bixiga

                                                                        Homenagem a Walter Taverna



fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo @edisonmariotti




sábado, 10 de março de 2018

Walter Taverna e a artista plástica Ângela Ferraz, dão início ao trabalho da PINTURA ARTISTICA de São José neste sábado 10-03-2018.



Aguardamos você para o "Dia do Cuidador da Vida" 
dia 19 de março de 2018  no Bixiga, 14 horas 

nas Escadarias do Bixiga

Você é nosso convidado. COMPAREÇA.




















fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo: @edisonmariotti




sequencia de imagens

Walter Taverna você foi aprovado.






















------------------------------------------



visita de Paulo Santiago




-------------------

domingo 11-03-2018
continuação
impossível trabalhar, feirinha.



--------------------------

continuação
dia 17-03-2018 
parte final da PINTURA ARTISTICA


























A arte é a capacidade humana que é capaz de transferir as percepções da Alma para os sentidos?


Quando abrimos nossos olhos, nossa mente e percepções para uma escultura, entramos em um espaço íntimo; um caminho que nos leva ao vazio da mente para tocar nosso ser mais profundo. Não é necessário entender, apenas sentir a vida que a obra de arte tem. É uma experiência profunda e pessoal.

Uma das características de uma escultura pública geralmente é seu tamanho, mas muitas vezes há uma confusão entre ser monumental e ser ótimo. Outro fator chave é que é um trabalho que será visto 24 horas por dia e 365 dias por ano; isto é, haverá sol, chuva, mudanças ambientais, etc. Acredito que cada espaço público ou privado requer um trabalho específico que seja pensado, sentiu e construído especificamente para esse lugar.

    Escultor - TEO SAN JOSÉ