A Paróquia Nossa Senhora da Achiropita, situada no bairro do Bixiga, é a única igreja, dentro do Brasil, que se dedica a Nossa Senhora denominada Achiropita ao invés de utilizar outros nomes comumente atribuídos à mãe de Cristo. Mas por que Achiropita? Bem, para responder a esta pergunta, devemos recorrer à história por trás deste nome, “que pertence à tradição do povo italiano”, voltando ao século XIX (PARÓQUIA N SRA ACHIROPITA, 2016).
A lenda fala da trajetória do capitão Maurício que, ao encarar uma forte tempestade, pediu à Nossa Senhora que, se o salvasse, construiria um santuário em sua homenagem. Foi assim que, ao chegar em terra firme, construiu-se o santuário em Rossano–Calabro.
O grande marco desta história está no acontecimento dentro da igreja construída. Um pintor que estava pintando um quadro de Maria, pediu que se controlasse a entrada de pessoas no local, pois haviam suspeitas de que alguém estava danificando sua pintura, o que impedia que seu trabalho se finalizasse. Assim, uma determinada mulher com seu filho no colo, foi autorizada a entrar e a rezar dentro do santuário.
Foi então, neste momento, que aconteceu o milagre. A imagem da mulher apareceu estampada no quadro no lugar da pintura original! Por esta razão, quado o vigilante presenciou a cena, "saiu gritando pelas ruas: Nossa Senhora Achiropita! Nossa Senhora Achiropita! (A-kirós-pita - não pintada por mãos humanas)" (PARÓQUIA N SRA ACHIROPITA, 2016).
50
É esta a devoção que os “italianos trouxeram para o Brasil” e que se venera como “protetora e Mãe” da comunidade. Por isso, a existência da Festa de Nossa Senhora Achiropita, realizada todo mês de Agosto de cada ano, a fim de homenagear a padroeira do bairro e promover a cultura italiana (PARÓQUIA N SRA ACHIROPITA, 2016). Figura 44: Paróquia Nossa Senhora Achiropita
fonte Centro de Memória do Bixiga. acervo @edisonmariotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.