Ouça o texto

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Walter Taverna - Patrimônio e Comunidade - livro Comissão de Patrimônio e Cultural da USP - A CASA DE DONA YAYÁ

O projeto Casa de dona Yayá, que está sendo desenvolvido pela equipe de pesquisadoras da USP, em que fico orgulhoso de participar como presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista ( SODEPRO ), é bastante rico. Ele vem de encontro às propostas da sociedade e, através dele, poderemos mostrará comunidade do bairro e paulistana a importância de termos um local para onde nos dirigirmos, a fim de atender as nossas necessidades culturais.



A Casa de dona Yayá é uma parte da história de nosso bairro. Sua arquitetura é um dos patrimônios mais valiosos que temos, e foi cenário de uma triste história, a de sua proprietária dona Yayá, que lá viveu e morreu.

A história dessa casa confunde-se um pouco com a história de nosso bairro: antigamente essa área era bela, exuberante; tinhamos bonde, cinema ( Cine Fox ); os homens e as mulheres eram elegantes, mas o progresso o descaracterizou e, areás de letreiros luminosos e construções modernas, hoje temos um bairro abandonado e um passado esquecido. A recuperação dessa casa não é uma simples recuperação de formas, mas também de lembranças.

O espaço depois de recuperado, será utilizado como centro cultural, lá teremos entre biblioteca e cursos de variados, a concentração do arquivo histórico do bairro, da imifração italiana e o reencontro de nossas origens.


publicado 1999

@edisonmariotti do acervo Centro de Memória do Bixiga - CMB-B-000.003 - pagina-169

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.