O vigor constitui uma característica da obra de FUZINATTO, onde o cromatismo e seus ritmos, as formas e as suas imagens surgem sem dificuldades e com elã. São obras de estilo conciso e viril, em que se identificam as aspirações e as pesquisas de um artista que se exprime com seriedade.
Jovem pintor de grande talento, sua vontade artista, tenaz e laboriosa é servida por dons inato. A figura é uma constante em suas criações de tonalidades fortes e de grande energia de expressão. São construções severas e de rigorosa economia de valores.
As telas ressaltam o elemento pintura. O tema é tratado com vivacidade e com certas referências cubistas. No conjunto, é fácil notar uma mão firme, um desenho preciso e uma luminosidade equilibrada. Os acostamentos são de escolha segura, com particularidades que não chegam às minúcias.
A impressão de felicidade e de plenitude interior que suas criações nos deixam, independentemente da imagem que representam, é ligado à atitude interior que as determinou.
Trata-se de um artista consciente de elaborar uma pintura pessoal agindo em plena liberdade, enquanto dá vida a uma imagem que se delineia exclusivamente com meios próprios.
Fuzinatto se move perfeitamente e se impõe dentro de critérios aparentemente contraditórios, onde nascem formas geométricas envolvendo sempre uma figura central cercada de um cromatismo expressivo.
imagem do livro: Emanuel von Lauenstein Massarani
Itália - Brasil Arte 2007 - pagina 63
Galeria Spazio Surreale
Instituto da Recuperação do Patrimônio Histórico São Paulo - Brasil
"um intercambio para aproximar seres e nações através da arte"
O livro contém dedicatória do autor para Walter Taverna
e, desde 07-12-2002 pertence ao acervo do
Centro de Memória do Bixiga
e, desde 07-12-2002 pertence ao acervo do
Centro de Memória do Bixiga
fonte: acervo Bibliográfico do Centro de Memória do Bixiga - código B.000.045
@edisonmariotti #edisonmariotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.