Centro Histórico de São Paulo
Para aqueles que desconhecem outros feitos de sua trajetória, o siciliano amigo de Adoniran Barbosa é também responsável por transferir a tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita da igreja para as ruas, pela construção da Praça Dom Orione (feira de antiquários), pelo tombamento de 906 casas do bairro do Bixiga e pela administração de 04 estabelecimentos na região. E não é só isso: seu Walter coleciona recordes mundiais pelo Guiness World Records (maior bolo, filão de pão, sanduíche de mortadela e pizza)!
Além de um bate-papo muito gostoso, ele apresentou a tarantela para as crianças, enquanto almoçavam em sua cantina italiana e faziam descobertas com o cardápio de massas!
19/03/2013
No dia 05 de março, a turma do 4º ano do Ensino Fundamental I (E.F.I.) fez uma saída de estudo do meio para conhecer o Centro Histórico de São Paulo. O passeio compreendeu o Mercado Municipal de São Paulo, o tradicional bairro do Bixiga e o Pateo do Collegio.
Encantadas com os vitrais coloridos do Mercadão, as crianças aprenderam não apenas sobre a fundação do estabelecimento, mas também algumas curiosidades e a importância deste para a cidade. Lá, conheceram diversos artefatos e alimentos dos empórios, se deliciaram com os sanduíches tradicionais (como o de mortadela!) e procuraram por imigrantes. Para o último caso, a turma encontrou um simpático neto de italiano, que conversou com os alunos sobre os produtos que vende e a história de sua família. Atentos, todos registraram a entrevista com o comerciante em seus Guias de Campo.
Carol França, professora tutora do 4º E.F.I., ainda incentivou os estudantes a procurarem por produtos “desconhecidos” (ou pouco familiares), a comprarem os itens escolhidos e a compartilharem os achados com os colegas, atividade que estimulou a racionalização do uso do dinheiro levado para a saída. Segundo ela, a prática conciliou a disciplina de História com elementos de educação financeira da Matemática.
Ao final do passeio, o 4º E.F.I. viu de perto a construção de taipa de pilão que teria concebido São Paulo: o Pateo do Collegio, marco que resiste bravamente em meio aos arranha-céus e ao vai-e-vem de transeuntes do centro da cidade. Neste, visitaram o museu e a igreja e desceram até a cripta de José de Anchieta, onde havia uma exposição de trabalhos indígenas. Quando diante de uma das primeiras maquetes da cidade, uma das crianças manifestou certa surpresa: “Nossa, mas São Paulo não é tão pequeninha assim!”.
De acordo com a professora Carol, dentre os principais objetivos do estudo estavam: trabalhar o conceito de patrimônio histórico, retomar a vinda dos portugueses para o Brasil, descobrir outros aspectos e significados das construções históricos, pensar a relação entre lugares e os meios de transporte, vivenciar ambientes marcados pela imigração, conhecer princípios de educação financeira etc. Assim, tais temáticas são relacionadas com os aprendizados em sala de aula, tornando-se mais significativas e enriquecidas. Ou, como prefere o aluno Cauê, “Nossa, a aula de História fica mais legal!”.
Confira os depoimentos e as fotos!
“Adorei a lanchonete (Mortadela Brasil) e o Mercadão inteiro. O museu também, porque falamos dos índios.” – Enzo (4º E.F.I.)
“O estudo foi muito legal! Aprendi a me cuidar sozinho, ter mais responsabilidade e a comer também sozinho.” – Nicholas (4º E.F.I.)
“As partes que eu mais gostei foram o almoço no restaurante do Senhor Walter (Cantina Concheta) e entrevistar as pessoas no Mercadão. Eu até provei frutas!.” – Giulia (4º E.F.I.)
“Eu aprendi bastante. Gostei muito das coisas novas que eu vi.” – Carol (4º E.F.I.)
“A gente foi no Mercadão. Foi o primeiro estudo em que eu pude comprar alguma coisa, e aí eu comi pastel!” – Cauê (4º E.F.I.)
fonte: acervo @edisonmariottio #edisonmariotti http://www.sidarta.org.br/blog-dos-professores/ensino-fundamental-ii-blog-dos-professores/historia/centro-historico-de-sao-paulo-4o-e-f-i/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.