Ouça o texto

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Walter Taverna na capa do livro MEMÓRIA VIVA. Uma viagem ao Bairro do Bixiga.


Dedicamos este foto documentário aos nossos pais por fornecerem todo o apoio durante o processo de elaboração, aos nossos amigos e familiares que de alguma forma nos ajudaram na realização deste projeto, aos professores que tivemos ao longo desses quatro anos na Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas e aos nossos queridos personagens por tornarem este livro possível. Novembro 2012.

Maria Fernanda Zanotin e Thais Fabrile Berling


...
Quando se fala do bairro do Bixiga, em São Paulo, lembra-se de uma vida boêmia e gastronômica, que se faz do local um dos cartões-postais da cidade. impossível falar do Bixiga, sem mencionar suas cantinas, padarias, bares noturnos e a festa da Achiropita, um dos principais momentos de fé e devoção que extrapola os muros do bairro. 

Além dessas marcas registradas, o presente foto documentário procura revelar aspectos de um local que se assemelha a outros lugares perdidos pelo interior de norte a sul do país.

Com base nesse pensamento é que surgiu a ideia de registrar um Bixiga que vai além da festa e da gastronomia.

Segundo a definição de Pierre Mayol, em seu livro " A invenção do cotidiano 2, morar e cozinhar, um bairro se define como uma organização coletiva de trajetórias individuais.

...  no livro com lindas imagens do bairro em 130 páginas ...







Livro do acervo da biblioteca do 
Centro de Memória do Bixiga - código CMB.B.000.215
acervo: @edisonmariotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.