Ouça o texto

domingo, 26 de março de 2017

Porque cuidar do Bixiga? Antena Paulista hoje!!! - Video Globo 7:30 min.

Pedrinhas Paulista é pedaço da Itália no interior de São Paulo
Conheça as atrações turísticas itípicas da pequena cidade.
História da imigração italiana está em todas as partes do município.


26-03-2017 - Imagem Cantina Conchetta, Bixiga,  São Paulo,

vídeo: 7:30 min



Sobre a cidade Pedrinhas Paulista.

Pedrinhas Paulista, no interior de São Paulo, é um pedacinho da Itália no estado. A cidade foi fundada por imigrantes italianos e tem as marcas dessa colonização europeia por toda a parte. O pequeno município fica no centro-oeste do estado e tem cerca de três mil habitantes.
Grandes arcos, pilares e monumentos. As características da arquitetura romana podem ser apreciadas na cidade, que fica a 500 quilômetros da capital paulista. No local, que não é italiano, é descendente. “A família veio toda junta da Itália, depois começou a crescer e eu comprei uma terrinha, construí a casinha para viver a vida da nossa família mesmo”, conta o imigrante italiano Francesco Pomílio.
A história
28 famílias de imigrantes chegaram à cidade há 60 anos, fugindo da crise italiana após a Segunda Guerra Mundial. Elas tiveram muito trabalho, mas conseguiram transformar uma área que só tinha mato em plantação de café e algodão.
Jovens de várias cidades visitaram Pedrinhas Paulista para um encontro religioso e aproveitaram para conhecer a história da colônia italiana. Eles visitaram o Museu do Imigrante e depois foram conferir a influência deles na arquitetura da cidade.
“Para mim assim Pedrinhas é a ci ade mais bonita da região. Mais organizada. O Centro Cultural é invejável, era um teatro municipal. A gente sente, parece que está em São Paulo. É muito raro uma cidade do interior ter todos esses recursos, todos esses pontos para realmente chamar atenção para história”, destaca Maicon Belarmino dos Santos, estudante de psicologia e formado em filosofia pela Unesp.

O também estudante Heberton Pereira Crestana destacou outra fama da cidade. “A comida é muito boa, culinária italiana. As massas, eu recomendo para todo mundo”. Na cidade, tem sempre uma família reunida em torno da mesa, mas é em agosto que acontece a maior festa da culinária: a Macarronada de São Donato. O prato típico da Itália é servido nas ruas.
Nas praças e bosques 
E é nas ruas que existe outra atração de Pedrinhas Paulista. Quando os italianos e descendentes não estão em época de plantio, nem de colheita, eles se reúnem na praça e a atração é o Scoponi, um jogo de baralho napolitano. O jogo é bem animado e barulhento. “As pessoas de acham que estamos brigando, discutindo, mas não é nada disso. Italiano é assim mesmo, fala alto, fala com a mão, dá gesto”, explica o agricultor Luigi Brentegani.
Na praça são tantos sotaques e formas de falar, que é difícil entender para quem é defora, mas, os moradores estão acostumados. “Nós estamos há 50 anos aqui, nesse convívio diário, a gente se entende, cria um dialeto único”, afirma o agricultor Paolo di Trocchio.
Pedrinhas Paulista é uma terra quente por isso o bosque municipal está sempre movimentado. No local, o que não falta é sombra. “A gente vem com as crianças, eles brincam no bosque. Nós moramos em Assis e lá é uma correria, trabalho o dia todo, então no final de semana, a gente vem pra cá para eles brincarem, se sujarem mesmo, brincarem de bola, correr. A gente faz um piquenique, toma sorvete” Vilma Ferreira Bueno de Brito, auxiliar de enfermagem.
Tradições italianas 
E sempre que há visitantes tem apresentações de Tarantella, dança típica italiana. Hélio Oro é do Rio Grande do Sul e está produzindo um documentário sobre a imigração italiana no Brasil e Pedrinhas Paulista faz parte do vídeo. “Eu acho que você pode perceber como é bacana, é lindo. É para ver e recordar as tradições dos nossos italianos. As danças e músicas também faz parte disso”, destaca a escritor italiano.

Para os imigrantes, assistir às apresentações depois de tantos anos longe da terra natal, é emocionante. “É uma forma muito bonita de manter nossas tradições, relembrar o que tem de bom na nossa terra”, ressalta o aposentado Guglielmu Mondin. Clique aqui e veja como chegar até Pedrinhas Paulista.

fonte: Centro de Memória do Bixiga - acervo @edisonmariotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.