O Bexiga homenageia Antonio Rago.
Walter Taverna tomou a iniciativa de prestar uma homenagem a Antonio Rago, o Mago do Violão, dentre tantas outras que o Bixiga já prestou. Foi no dia 15, com a presença de cerca de cem pessoas entre amigos do artista e pessoas ligadas a música.
Walter ofereceu um coquetel típico italiano,com queijos, vinhos e outras iguarias típicas.
Depois, Rago brindou os convidados com uma audição de seu instrumento, que, se antes já era reconhecido como um dos melhores do pais, recentemente teve isto confirmado quando ele participou do show "Violões", um evento que pretende reunir os maiores nomes do país e traçar um painel dos estilos mais marcantes.
Em sua apresentação no "Violões", Rapo teve como companheiro de show Ulisses Rocha, que se mortalizou por sua técnica apurada no Grupo D´Alma, e Paulinho Nogueira, um dos maiores mestres do violão no país.
Cada um tocou por cinquenta minutos, terminando por tocarem juntos uma música em homenagem a Dilermando Reis, que, segundo Rago, foi o ponto alto da noite.
Rago surgiu no cenário musical brasileiro por volta de 1934, na Rádio Educadora de Campinas, depois passou para a rádio Cultura.
Passou pelas rádios Record de São Paulo.
Convidado para atuar na Argentina, foi em companhia de um cantor famoso da época, Arnaldo Pescunia.
Fizeram várias apresentações na radio Belgrano de Buenos Aires.
Voltando da Argentina, tomou parte na inauguração da Rádio Tupi, onde permaneceu de 1937 a 1939.
Nesta ocasião foi para o Rio de Janeiro, onde fez parte da Companhia de Revista Típica Brasileira, no Teatro Carlos Gomes.
Um ano depois voltou para a Radio São Paulo e depois para Radio Tupi, onde esteve por muitos anos, atuando com seu famoso "Rago e seu Regional".
Acompanhou com seu violão vários cantores que marcaram época, como Francisco Alves, Orlando Silva, Silvio Caldas, Carmem Miranda e muitos outros nomes da música brasileira. Gravou inúmeros discos e aprovou agora o relançamento do livro: "Rago, a trajetória de um Violão".
Acostumado a simplicidade do Bexiga, Rago transmitia isto no contato com as pessoas que foram homenagea-lo e é esta também a razão de ser sempre lembrado no Bexiga, um bairro...
acervo Centro de Memória do Bixiga - @edisonmariotti
Título: O Bexiga homenageia Antonio Rago
Registro: CMB.H.000.488
Hemeroteca
Coleção: Pessoas importantes
Sub coleção: Rago
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.