imagens
à esquerda Walter Taverna
nontado no cavalo o joquei Luiz Gonzaga
à direita Walter Taverna
Sobre
O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano.
Em 25 de janeiro de 1941 foi inaugurado o Hipódromo de Cidade Jardim, concebido por Fábio Prado, então Prefeito de São Paulo e Presidente do Jockey Club. Inicialmente existia a determinação para que o novo hipódromo fosse instalado no Ibirapuera. Quis o destino, no entanto, que o Jockey Club fosse instalado em Cidade Jardim. O ocorrido se deu graças a doação, pela Companhia Cidade Jardim, de uma área de 600 mil metros, local onde hoje situa-se o hipódromo Paulistano.
A Companhia City - que participou ativamente do processo de expansão da cidade de São Paulo - buscava a valorização daquele espaço que, na época, se colocava como um bairro distante, do outro lado do Rio Pinheiros. O Jockey Club de São Paulo foi, sem dúvidas, um dos principais pilares no processo de crescimento de toda a região. Ao mesmo tempo em que recebia o terreno de Cidade Jardim, o Jockey Club de São Paulo concluía a doação do antigo hipódromo da Mooca para a municipalidade, contribuindo, assim, de forma decisiva para o desenvolvimento daquela região industrial e comercial da zona leste da capital paulista. Na década de 50 o arquiteto francês Sajous promoveu uma grande reforma no hipódromo, remodelando sua linha arquitetônica para o clássico que compõe o desenho atual.
Em 1941, ano de inauguração do Hipódromo de Cidade Jardim e auge da Segunda Guerra Mundial, o Jockey Club, em mais uma demonstração de força, posicionou-se firmemente para que o Governo Vargas promovesse a entrada do Brasil no conflito, ao lado das forças aliadas.
Nas eleições presidenciais de 1954, o clube recebeu a visita de Juscelino Kubtischeck como candidato oficial à Presidência. Fato que se repetiu em 2006 quando o Jockey recebeu as visitas do então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição na época, e do então candidato da oposição e atual Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin