Queridos amigos. Ontem logo pela manhã recebi a triste noticia da partida de Clarice. Para quem não a conheceu ela foi uma nobre moradora do Bixiga que protagonizou muitas ações em prol do progresso e bem estar da comunidade.
Deixo também meu abraço e de toda minha família aos seus familiares.
Na foto estamos eu, Carmem Mascarenhas, Angela Carrocelli, Clarice Xavier dos Santos e Aurea Cavicchioli, as grande guerreiras!
Aqui um breve relato sobre Clarice de outra grande batalhadora e parceira querida Carmem Mascarenhas: "Conheci Clarice numa Assembleia de Condomínio, onde ela morava e eu era apenas visitante.
Ficamos amigas. Nossos filhos ( a minha e o dela) nasceram com poucos meses de diferença um do outro. Quando montei a Ação Pró 9 de Julho, convidei Clarice para ser Diretora Social da ONG. Trabalhamos muito por nosso bairro. Clarice foi minha companheira mais fiel, pronta para frear meus arroubos. Sempre confiei cegamente nela.
Uma de nossas conquistas é desconhecida de muita gente. Fizemos um Seminário de Saúde com a comunidade do Centro, na Câmara Municipal. Para viabilizar o evento, precisávamos de alguma ajuda e recorremos aos vereadores. Um gabinete se dispôs a dar o café da manhã.
Eu e ela marcamos com o pessoal do gabinete e fomos conversar. Sentimos que todos ali estavam muito incomodados até que o vereador em questão saiu de sua sala chamando-nos de "VAGABUNDAS". Disse que não ia dar nada pra gente como nós, que não tinham o que fazer.
Disse que acabaria com os Movimentos de Saúde. Lembro-me de Clarice lívida, pegar na minha mão que já se preparava para deixar uma marca na cara do dito cujo, e me retirar dali. O Conselho da Coordenadoria da Sé, do qual eu fazia parte, encaminhou um ofício ao Conselho de Ética da Câmara Municipal de São Paulo.
Fomos chamadas ao Gabinete do Presidente. Ele leu nosso documento e disse: "Vocês aceitariam falar com o Vereador T.P.? Concordamos e lá veio o dito cujo.
Pediu desculpas, que não aceitamos... Ele perguntou o que poderia fazer por nós. Falamos da casa alugada e fechada há mais de 1 ano,onde deveria ser instalada a UBS Nossa Senhora do Brasil e que naquela época funcionava numa viela do Morro dos Ingleses ( apertada, cheia de infiltrações e de difícil acesso)
Esse problema foi assunto do Seminário de Saúde que havíamos realizado. Eles se comprometeram conosco .Algum tempo depois receemos i um documento com a aprovação da reforma, inaugurada alguns meses depois. Clarice é a principal responsável por viabilizar essa conquista.
Acho que ela nem se lembrava mais disso. Ela era assim. Nunca lembrava das coisas boas que fazia para os outros. Apenas fazia.